JMJ – Jornada Mundial da Juventude 2013 – Rio : Encontro ‘Magis’ em Baturité (CE) oferece desde rapel a oficina ecológica para jovens

Baturité1


Em todos os estados brasileiros desde capitais até cidades remotas estão sendo realizadas experiências em preparação para a Jornada Mundial da Juventude no período da Semana Missionária. O Encontro ‘Magis’ promovido pelos jesuítas é uma iniciativa dessas.

Dividido em duas etapas o encontro dos jovens jesuítas começou no dia 12 de julho em Salvador (BA) com um encontro geral que reuniu cerca de 2 mil jovens vindos de 50 países para apresentações culturais e artísticas, passeios turísticos e celebrações.

A segunda etapa, que começou na segunda-feira (15) reúne grupos menores de jovens com a proposta de conduzir os participantes para uma imersão na cultura da região com atividades diversificadas preparadas por uma equipe local.

Na cidade de Baturité (CE), região serrana que fica a aproximadamente 100 quilômetros da capital Fortaleza, um grupo de jovens foi acolhido no Mosteiro dos Jesuítas, uma casa de hospedagem da congregação.

O mosteiro que foi construído no Sítio Olho D´água é uma reserva ecológica. A equipe organizadora preparou uma programação valorizando as riquezas da localidade. Uma oficina de espiritualidade e ecologia conduziu os jovens à reflexão sobre o consumo consciente e a importância da reciclagem na quarta-feira (16), primeiro dia do encontro.

Baturité2

Nesta quinta-feira (18) os jovens terão uma agenda bastante movimentada. Pela manhã visitarão as famílias que moram no entorno do mosteiro e no período da tarde poderão praticar o rapel. À noite rezam o terço com a comunidade e encerram o dia com um passeio pela cidade, que tem pouco mais de 30 mil habitantes.

Baturité3

Até sábado (20) os jovens terão atividades de trilha ecológica pela mata, visita a cachoeiras, oficina de jardinagem, visita a comunidades vizinhas, momentos de oração com a comunidade e noite cultural.

O grupo segue para o Rio de Janeiro no domingo (21).

MAGIS -  Termo em latim muito usado por Santo Inácio e que significa o mais, o maior, o melhor, em que todos têm um imenso potencial e podem avançar na vida. O encontro foi criado em 1997, em Paris/França, 11 anos após a primeira JMJ. De lá para cá, sempre acompanhando as jornadas, o MAGIS já foi realizado nas cidades sede da JMJ, em Roma/Itália (2000), em Toronto/Canadá (2002), na Colônia/Alemanha (2005), em Sydney/Austrália (2008) e por último, em 2011, em Madrid/Espanha, quando três mil jovens, de 50 países, participaram de mais de 100 atividades (informações da Assessoria de Imprensa do encontro).

SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial