A meta, conforme o Estado, é vacinar 80% da população, cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Começa hoje e segue até o próximo dia 26 de abril a campanha de vacinação contra a gripe promovida pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). A meta deste ano é vacinar 1,5 milhão de pessoas, dentre crianças, trabalhadores da área de saúde, além de gestantes, pessoas com mais de 60 anos de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outros grupos prioritários.
A meta, conforme o Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, é vacinar, 80% da população. São 192.914 crianças de seis meses a menores de 2 anos, 121.978 trabalhadores de saúde, 96.457 gestantes, 15.856 puérperas até 45 dias após o parto, 21.915 indígenas, 924.727 idosos a partir de 60 anos, além de 178.930 portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, e 15.200 presidiários. Ao todo, o Estado terá 1.716.940 doses.
No Ceará, haverá a atuação de 27.180 pessoas e 2.010 veículos para garantir ampla cobertura de vacinação nos 1.900 postos fixos e 1.350 postos volantes.
Além disso, o Estado afirma que haverá equipes oferecendo vacina em domicílio para as pessoas impedidas de se deslocar até um posto de vacinação. Durante a campanha deste ano, serão ofertadas as vacinas Trivalente, contra Influenza B (Sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1); Pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas causadas pelo pneumococo para pessoas institucionalizadas e acamadas; Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 29 anos; e dupla adulto, contra difteria e tétano.
Tema
Neste ano, a campanha destaca a importância da imunização para mulheres grávidas. O Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (ACIP), do Centro de Controle de Doenças (CDC), assim como o Comitê Técnico Assessor em Imunizações (CTAI), do Ministério da Saúde, e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a vacinação de rotina contra a influenza para todas as gestantes durante o inverno. Mulheres que deram à luz recentemente também devem procurar os postos de saúde, devido à possibilidade de ter complicações em decorrência da doença logo após o parto.
No ano passado, a mobilização das secretarias imunizou aproximadamente 1,1 milhão de pessoas, 85,45% do público.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de elevada transmissibilidade.
0 comentários:
Postar um comentário